Selic deve encerrar 2024 em 8,5% ao ano, projeta Santander

O Santander passou a estimar que a taxa básica de juros Selic vai encerrar o ano de 2024 no patamar de 8,5%, contra uma projeção anterior de 9,5% terminal.

Em relatório, a economista-chefe Ana Paula Vescovi atribui a expectativa a uma previsão de desinflação maior e um provável início do ciclo de flexibilização monetária em outras economias.

Para 2025, contudo, a projeção de 7,5% foi reiterada, com ciclo contínuo de redução. Entretanto, o ritmo de cortes vai ser reduzido de 0,50 p.p. para 0,25 p.p. a partir de setembro deste ano.

 

No âmbito da inflação, a economista-chefe comunicou que o banco revisou para baixo suas estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano, de 3,90% para 3,40%. Vescovi antevê níveis mais baixos dos núcleos de inflação à frente, com a desaceleração do mercado de trabalho e da atividade.

Quanto ao crescimento, o Santander projeta um Produto Interno Bruto (PIB) de 1,5% em 2024, contra a estimativa anterior de 1,2%, em razão de um maior consumo das famílias - com massa salarial mais forte - e despesas do governo federal.

 

Fonte: Space Money